Notícias

Destaque Health entrevista Dr. Luís Cláudio Chagas sobre Viscossuplementação

08 de Novembro de 2017

A articulação do joelho é composta por um líquido no seu interior, que é conhecido como líquido sinovial, o qual tem por função nutrir as células da cartilagem promovendo mais saúde. Quando ocorre algum processo inflamatório, em casos de Artrose (desgaste da articulação), por exemplo, há uma alteração na quantidade e na qualidade do líquido sinovial, onde o fluido se torna mais fino, o espaço entre os ossos fica menor, comprometendo assim a articulação.

A Viscossuplementação é um procedimento onde aspira-se o excesso do líquido sinovial inflamatório e injeta-se o ácido hialurônico para repor os fluidos nestas articulações com alto nível de desgaste e melhorar a nutrição da cartilagem. Funciona como colocar uma espécie de "lubrificante" entre as estruturas ósseas das articulações reduzindo assim as dores. O ácido hialurônico tem por função lubrificar a articulação do joelho promovendo o amortecimento. Com uma aplicação, o ácido promove de seis meses a um ano de alívio nos sintomas.

O ortopedista e traumatologista especialista em joelho, Dr. Luís Cláudio Chagas, realiza este procedimento em seu consultório em pacientes que apresentam quadro clínico adequado. A Revista Destaque fez algumas perguntas para tirar as dúvidas a respeito do procedimento e solucionar alguns problemas de pessoas que se enquadrem neste perfil.

Revista Destaque: Em quais condições clínicas e quais são as patologias que o paciente precisa estar ou ter para que o procedimento seja indicado?
Dr. Luís Cláudio: O procedimento de infiltração com ácido hialurônico intra-articular está indicado toda vez que o paciente possuir um desgaste da cartilagem articular (condromalácia/condropatias/artrose) sintomático. Esse desgaste pode ser identificado no exame físico (feito no consultório com especialista) e nos exames complementares como radiografias e ressonâncias nuclear magnética de alto campo.

Revista Destaque: Como é realizado o procedimento da Viscossuplementação (em quais condições, qual é o local...)?
Dr. Luís Cláudio: O procedimento de viscossuplementação é um procedimento simples feito na sala de procedimentos do consultório. Primeiramente é feito assepsia e antissepsia do joelho, seguido de infiltração com anestésico local e posteriormente infiltração intra-articular do ácido hialurônico de alto peso molecular.

Revista Destaque: Quais são as chances de melhora após este procedimento?
Dr. Luís Cláudio: As chances de melhora são dependentes do grau de desgaste articular da cartilagem e do comprometimento do paciente com a reabilitação fisioterápica adequada. Quanto menor o desgaste articular, melhores resultados teremos e por um período mais duradouro. Ao passo que joelhos mais gastos e com artrose mais avançada e com alteração de eixo (deformidades varo ou valgo) tendem a ter um grau de melhora menos acentuado. A reabilitação fisioterápica adequada pós-infiltração é muito importante para o sucesso do tratamento.

Revista Destaque: Existe alguma complicação pós-cirúrgica?
Dr. Luís Cláudio: As complicações pós-infiltrações são raras, mas podem ocorrer em uma porcentagem mínima dos casos. Alguns pacientes podem desenvolver uma sinovite pós-infiltração devido uma alergia ao ácido hialurônico. Na maioria das marcas o ácido hialurônico é sintetizado a partir da crista do galo, sendo assim, pacientes com alergia a frango devem optar por uma marca cuja síntese do ácido hialurônico seja homóloga e assim diminuindo em muito esse inconveniente.

Revista Destaque: Quanto dura o efeito do tratamento? Quantas aplicações são necessárias?
Dr. Luís Cláudio: O efeito da infiltração com ácido hialurônico pode durar de seis meses a um ano, devendo ser repetida conforme a necessidade de cada paciente.

Revista Destaque: A viscossuplementação substitui a cirurgia?
Dr. Luís Cláudio: As indicações são diferentes para o uso de ácido hialurônico e cirurgias. O ácido hialurônico está indicado para o desgaste exclusivo da cartilagem sem alterações no eixo, sem lesões associadas como meniscos, ligamentos, corpos livres articulares. No caso dessas lesões associadas acima, o procedimento cirúrgico deverá ser a primeira escolha, mas que não exclui a viscossuplementação em segundo tempo para a melhora da lubrificação e nutrição da cartilagem articular.

Revista Destaque: Este procedimento tem um preço acessível?
Dr. Luís Cláudio: O ácido hialurônico ainda tem um alto custo para ser realizado, em torno de 1.000,00 a 1.500,00 para cada joelho se for feito particular. A variação do custo vai depender da marca a ser utilizada. Hoje, muitos convênios por entenderem a real melhora desses pacientes após a infiltração com ácido hialurônico e liberam o medicamento mediante relatório médico, justificando a necessidade do procedimento de alto custo sempre baseado em exames de imagem como a Ressonância Nuclear Magnética.

Revista Destaque: Existem alguns casos em que este procedimento não resolve o problema? Quais?
Dr. Luís Cláudio: Sim. Lesões graves da cartilagem com erosão completa da mesma até atingir o osso subcondral, lesões de cartilagem associadas a desvios de eixo, lesões meniscais e lesões ligamentares não são resolvidas e têm pouca melhora com a viscossuplementação exclusiva. Nesses casos, é preciso recorrer ao tratamento cirúrgico para resolver a causa primária que está levando a dor ou instabilidade.

Por Dr. Luís Cláudio Chagas – Médico Ortopedista especialista em cirurgia do joelho – CRM – 15714 – Atendimento em Salvador, Feira de Santana e Jacobina.

Top

Mensagem enviada com sucesso!

Marque sua consulta. 71 3351-8377 / 3351-1917 / 99611-0902 (WhatsApp)