Notícias

Uso de salto alto pode causar problemas na coluna

18 de julho de 2017

O salto alto é sinônimo de elegância, beleza e vaidade. Porém, ele também pode trazer sérias consequências para a coluna.
Enquanto algumas mulheres usam o salto apenas para sair aos finais de semana e em festas, outras escolhem sandálias e sapatos altos para o dia a dia. Por isso, todo cuidado é pouco! Entenda como o salto alto prejudica a coluna:

O salto altera a maneira de andar, o que causa diversos problemas à coluna. Segundo o neurocirurgião Mauricio Mandel, os ombros acabam indo para trás e a cabeça para frente, o que altera a angulação e prejudica o pescoço e a lombar. “Usar o salto alto três vezes por semana por 7 horas por dia, pode causar problemas na coluna no futuro”, explica o especialista.

O tamanho do salto também influência. Os que têm mais de 15 centímetros são considerados altos, e os de 5 a 10 cm são medianos. “Os saltos acima de 3 cm, quando usados com muita frequência, podem causar dores na coluna. As mulheres que trabalham de sapato alto todos os dias, devem manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e fazer alongamentos diários”, ressalta Mandel.

Para evitar as dores nas costas, a correção da postura é essencial. “A postura incorreta pode agravar ainda mais a situação. Sentada ou em pé, a mulher precisa manter a postura correta, com as costas eretas”, alerta Maurício.
Além do sapato, as bolsas também são vilãs da coluna! “As bolsas pesadas costumam agravar as dores nas costas por justamente permanecer muito tempo no mesmo ombro. O ideal é usar uma bolsa que tenha duas alças e que se adapte bem às costas”, contou o profissional.

Para amenizar os prejuízos da coluna, alterne os dias que usa saltos altos com sapatos mais baixos. “Nos dias descanso, faça caminhadas e pratique esportes, os exercícios fazem com que os músculos não se atrofiem. Mas se você vive reclamando de dor nas costas, não deixe de procurar um especialista para verificar a causa, em alguns casos, o sapato alto pode ser o culpado pela dor”, finaliza.

Top

Mensagem enviada com sucesso!